Quem sou eu

Minha foto
Sou uma eterna aprendiz das escolhas que fiz...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Nome: Curso de Biblioteconomia

Não foram poucas as pessoas que perguntam que curso eu faço e quando respondo, elas dizem: "Biblio o quê?"
Apesar de não ter conhecimento por esse assunto ser normal, o que não é normal é julgar sem conhecer...
Então ai vai pra quem quer conhecer um pouquinho do universo dos bibliotecários:
A Biblioteconomia estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.
A Biblioteconomia é uma das profissões mais antigas da humanidade. Estima-se que talvez tenha se iniciado nos primórdios com as práticas estabelecidas pelos monges copistas. A Biblioteconomia no Brasil como curso de graduação é considerada como uma das ciências da informação, pelo seu caráter interdisciplinar e pelo seu objeto de estudo: a informação.
As principais áreas de pesquisa em biblioteconomia são: representação temática, representação descritiva, linguagens documentárias, serviços de referência, marketing em unidades de informação, arquitetura de informação, usabilidade, catalogação, gestão de unidades de informação, infometria etc.
O universo de conhecimento é infinito pra quem pensa que quem estuda biblioteconomia vai ficar so limpando poeira na biblioteca ai vai as nossas áreas de atuação:
*Centros de análise de informação, arquivos públicos e privados, museus, centros de pesquisa, bibliotecas, empresas de comunicação, cartórios, editoras, livrarias, gráficas, videotecas, serviços de consultoria, institutos, criação de website, Organização do conteúdo online, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sarinha. Design By: SkinCorner